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Notícias na Florêncio de Abreu

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Acer volta a fabricar notebooks no Brasil

Quinze anos após sua saída do Brasil, a taiwanesa Acer volta a se instalar no país. Conhecida por seus notebooks e netbooks, a fabricante já está produzindo seus equipamentos no país e fechou um acordo de distribuição com a americana Ingram Micro, líder nesse tipo de negócio no mercado brasileiro.

Agora, seus produtos poderão desfrutar dos benefícios fiscais concedidos aos demais concorrentes no Brasil e estarão presentes nos principais varejistas. Ao todo são 10 mil revendas associadas à Ingram Micro. Os pedidos já podem ser feitos e os produtos são os mesmos disponíveis no exterior.

O responsável pela empresa no país é o gerente-geral da Acer nos EUA, Mark Hill. Por enquanto, ele deve acumular funções até que a operação esteja devidamente consolidada.

O executivo Drew Goldman também está à frente da operação brasileira. A folha tentou entrevistá-los, mas eles não responderam até o fechamento desta edição.

Fundada em 1976, a Acer se consolidou no mercado mundial ao adquirir a concorrente americana Gateway por US$ 710 milhões, em 2007. O negócio foi uma jogada estratégica porque a Gateway tinha preferência de compra na companhia americana Packard Bell, caso ela estivesse à venda. Naquele mesmo ano, a chinesa Lenovo fez uma proposta.

Resultado: por ter comprado a Gateway, a Acer acabou adquirindo 75% da Packard Bell e ultrapassou a Lenovo na venda de PCs e notebooks, em 2008. Hoje ela é a terceira maior do ramo, perdendo para HP e Dell.

No Brasil, a história da Acer é cercada de lendas e curiosidades. Uma delas é a de que a companhia teria deixado o Brasil, em meados da década de 1990, porque não conseguiu vender PCs em quantidade suficiente para receber incentivos fiscais do governo. Obrigada a pagar a diferença, ela teria decidido deixar o país. A Acer desmente essa versão e afirma que saiu do Brasil por motivos operacionais.

Desde sua saída, ela passou a atuar no país por meio de distribuidores regionais, que passaram a vender notebooks e netbooks importados. Em pouco tempo, a Acer despontou entre os líderes desse ramo.

No segundo trimestre de 2009, sua participação chegou a 8,3%, aproximando-se da HP, que possui fábrica e uma estrutura comercial de grande porte. Hoje a Acer possui apenas cinco distribuidores.

A Folha apurou que a entrada ilegal dos equipamentos da Acer no Brasil é o que explica esse resultado. Nos últimos anos, a Acer ganhou mercado porque revendedores no Paraguai importavam seus notebooks, que, depois, eram trazidos ao Brasil sem pagar os devidos impostos. Essa prática resultou em preços até 35% menores que os mais baixos do mercado. Com a política do governo Lula de redução de impostos sobre produtos de informática e a crescente oferta de crédito no país pelo varejo e por distribuidores, os computadores trazidos do Paraguai perderam competitividade.

"Mesmo em endereços conhecidos pela venda de artigos de origem duvidosa, já não se encontram produtos mais baratos que os das redes varejistas," diz José Martim Juacida, analista do IDC (International Data Corporation). "Produzir aqui ficou mais interessante."

Em parte, é isso o que explica a chegada da Acer ao Brasil. "Posso garantir que eles têm um plano sério, e não entraríamos nesse negócio se fosse diferente", diz Marcelo Medeiros, presidente da Ingram Micro no Brasil. Segundo Medeiros, o objetivo da Acer é conseguir ampliar seu volume de vendas, atingindo as principais redes varejistas do país.

Outro motivo é o próprio crescimento da economia brasileira e as perspectivas de venda de notebooks e netbooks. "Todos estudam vir para o Brasil", diz Ivair Rodrigues, da IT Data. Estima-se que em cinco anos, no máximo, eles ultrapassarão os PCs. Sinal desse vigor, a chinesa Lenovo tentou adquirir a líder nacional Positivo no final do ano passado.

(Fonte: JULIO WIZIACK da Folha de S.Paulo ) - 15/11/2009
Fabricantes apostam em acessórios eletrônicos exóticos

Cores, formatos, combinações totalmente inesperadas ou usos diferentes de tudo o que já foi antes

visto. Na disputa pelo consumidor, parece que os fabricantes estão atirando para todos os lados.

A prática de desenhar o produto para seduzir o consumidor e tentar aumentar as vendas é chamada

de styling, segundo o professor Luís Cláudio Portugal do Nascimento, que dá aulas de design na

USP (Universidade de São Paulo). "É quando se cria uma forma alternativa, que possa criar uma

necessidade artificial ao consumidor", explica.

Atualmente, uma parte da tendência está associada a produtos ligados no USB ou com luzes do tipo

LED --além de grandes opções de camisetas, que ganham novas funções.

Agente secreto

Outra tendência é a de produtos definidos como "
href="http://www.thinkgeek.com/gadgets/electronic/a0f3/" target="_blank">espiões
", que

escondem câmeras e microfones em objetos como relógios de pulso e óculos.

Também existem peças que acabam se tornando engraçadas. Uma delas é o despertador que levanta voo

ao soar seu alarme logo pela manhã e força o usuário a acordar e levantar para desligá-lo.

Mas o design diferente não precisa ser negativo. Novos materiais e texturas são uma tendência do

mercado, segundo o estudante de artes plásticas Gabriel Almeida. Para ele, os novos produtos

trazem leveza e acabamento coeso. Exemplos disso são o Walkman W e o mouse Titanium ID.

Mas o consumidor deve sempre estar atento. "Ele deve levar em conta o uso que será feito e fazer

uma análise crítica. É preciso ver conforto, fatores ambientais e facilidade de limpeza, sem

deixar de lado a estética", diz Nascimento.


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(Fonte: AMANDA DEMETRIO da Folha de S. Paulo) - 08/11/2009
Saiba como mudar para o sistema Windows 7

O Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft, será lançado em 22 de outubro. Mas quem

comprar antes disso um computador com Vista, o sistema atualmente vendido, poderá fazer a

atualização sem gastar nada além dos custos de transporte e de importação.

É preciso observar antes, porém, se a fabricante participa do programa da Microsoft que permite a

atualização -Asus, Dell, Intelbras, Itautec, HP, LG, Megaware, Microboard e Positivo estão entre

elas.

Só são elegíveis para o upgrade PCs que tenham instalado de fábrica o Windows Vista Home Premium,

o Business ou o Ultimate, ou que tenham os direitos de utilização da versão anterior do Windows

XP dessas mesmas edições do Vista.

O programa vale para compras feitas de 26 de junho de 2009 a 31 de janeiro de 2010.

A Positivo cobra R$ 29,90 pelo envio do DVD com o Windows 7. Empresas como Dell e HP ainda não

definiram o valor. César Aymoré, diretor de marketing da Positivo, afirma estar otimista com o

novo sistema. "Nos testes que fizemos, observamos uma performance muito boa", afirmou.

Preços

Os preços do Windows 7 no Brasil foram divulgados na semana passada. Eles começam com R$ 329,

pela edição Home Basic, e vão até R$ 669, pela versão Ultimate.

Houve críticas aos valores, considerados altos. Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do

grupo de serviços on-line e consumo da Microsoft Brasil, afirma que a forma mais comum e

econômica de ter o Windows é por meio da compra de um computador novo.

(Fonte: RAFAEL CAPANEMA da Folha de S. Paulo) - 08/11/2009
TIM intensificará venda de 3G em áreas que já têm cobertura

A TIM vai adotar a partir de agora uma estratégia cirúrgica de comércio de serviços com tecnologia 3G. O presidente da empresa, Luca Luciani, afirmou nesta sexta-feira, durante apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2009, que a operadora intensificará a venda de 3G em áreas onde já há boa cobertura.

O objetivo da ação é investir em qualidade diferenciada ao acesso à banda larga, o que não seria possível com um plano geral de ação. "Vender web onde não há boa cobertura, isso é perda de valor", afirmou Luciani.

A cobertura 3G alcançou mais de 55 cidades e está disponível para 30% da população urbana brasileira. A TIM focará em 20 capitais e aproximadamente 50 cidades em seu plano de ação.

A companhia continuará dando prioridade à cobertura 2G para dar suporte ao forte aumento de tráfego. De acordo com Luciani, serão gastos até o fim do ano 18% da receita da empresa em redes, tanto 2G como 3G.

Nas áreas onde não há cobertura 3G, a empresa afirma desenvolver pacotes mais atrativos, com preços -- e velocidade-- mais baixos.

"Vamos vender melhor, o que não quer dizer q vamos vender mais. Vamos intensificar a venda na área boa", afirmou Claudio Zezza, diretor financeiro e de relações com investidores.

A TIM anunciou hoje lucro líquido de R$ 61 milhões no terceiro trimestre deste ano, contra prejuízo de R$ 12 milhões um ano antes, e perdas de R$ 15 milhões no trimestre anterior.

Chips de carros vão substituir radares em São Paulo

A instalação de chips nos mais de 6 milhões de veículos de São Paulo, com início previsto para 2011, vai substituir os radares e facilitar a orientação do trânsito.

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, praticamente 100% dos cerca de 15 mil km de vias da cidade serão mapeados com as antenas que captam os sinais dos chips. Hoje, apenas 8,5% das vias têm monitoramento e fiscalização.

"Com essas antenas, não haverá necessidade mais de instalação de novos radares, porque elas poderão funcionar como radares para velocidade, para leitura automática de placas, para determinar que numa determinada via naquele momento só possam passar caminhões", afirmou.

Ele citou como exemplo um problema qualquer de trânsito na marginal Tietê que congestione a via. Se os técnicos acharem necessário isolar duas faixas apenas para caminhões, deixando as demais para os carros, a medida poderá ser feita automaticamente. Hoje, isso só é possível se houver uma reprogramação de todos os radares da marginal para identificar a irregularidade.

Moraes disse também que a tecnologia vai permitir que as blitze sejam feitas com menos interferência de trânsito.

"Hoje, quando tem uma blitz, há necessidade daquele afunilamento, de ir parando carro por carro. Esse sistema, já com uma distância razoável, vai apontar qual é o veículo que está irregular, seja irregularidade administrativa ou irregularidade penal, veículo furtado ou roubado", disse o secretário.

Segundo ele, não existe possibilidade de violação de sigilo com a nova tecnologia. "Não há a mínima possibilidade de o operador que verifica o tráfego de veículos saber instantaneamente qual é o proprietário daquele veículo. Há uma série de codificações. Esse é um ponto para a população ficar absolutamente tranquila."

A licitação para a contratação do serviço será realizada em 2010. A empresa contratada, por parceria público-privada ou concessão, terá de comprar e instalar os chips, as antenas e todo o sistema de monitoramento que vai disponibilizar os dados para os órgãos de fiscalização -CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SPTrans e Polícia Militar.

Moraes afirmou que o custo de instalação dos chips vai ser bancado pela prefeitura.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) reconheceu que a tecnologia dos chips permitirá a instalação de pedágios urbanos, mas afirmou que em São Paulo isso não vai ocorrer. "Nas cidades que quiserem implantar o pedágio, é evidente, é uma tecnologia que pode ser usada. Na cidade de São Paulo, não haverá pedágio urbano", disse.

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Sobre o Portal da Florêncio de Abreu

O Portal da Florêncio de Abreu foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Florêncio de Abreu no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.