HThe
Hm

Notícias na Florêncio de Abreu

Listando: 11 à 15 de 1367
Site revela teste com Windows Copilot, o assistente virtual da Microsoft com IA do ChatGPT

Windows Copilot ainda não está no Insider Program, mas site especializado na cobertura da Microsoft teve acesso ao próximo assistente virtual da big tech

Anunciado em maio, o Windows Copilot, assistente virtual da Microsoft baseado em ChatGPT, teve sua usabilidade vazada. O Copilot ainda está no início do seu desenvolvimento e não foi liberado nem mesmo para os usuários do Windows Insider Program. Por isso, a versão do assistente testado pelo site Windows Latest apresenta alguns erros — e um aviso de "pré" no seu ícone.


Windows Copilot não está disponível nem mesmo no Insider Program
Foto: Divulgação/Microsoft / Tecnoblog

O Windows Copilot será o substituto da Cortana, primeiro assistente virtual usado pela Microsoft em seus sistemas operacionais. O substituto é fruto da parceria entre a Big Tech e a OpenAI, criadora do ChatGPT. A tecnologia por trás do Copilot é a mesma usada no ChatGPT e Bing Chat, o modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês).

Windows Copilot atende o que você pede, mas não faz
Nos testes realizados pelo Windows Latest, o Windows Copilot até entendeu o que o usuário pedia: em alguns ele só não fez. Claro, ainda estamos falando de um recurso na fase inicial de desenvolvimento. Então é normal que ele não funcione como o esperado.

Um exemplo de "entendi, mas não farei" foi quando o Windows Copilot recebeu o comando de ativar o modo escuro do sistema operacional. O assistente respondeu com o botão para ativar recurso, mas informou que não seria capaz de ligar o modo. Ainda assim, já mostra que é um bom corte de etapas.


Copilot permitirá que o usuário personalize o Windows com comandos — nos testes ele ainda não funcionou como o esperado
Foto: Reprodução/WindowsLatest / Tecnoblog

Para ativar o modo escuro no Windows 11, o método mais rápido é digitar "modo escuro" no campo de pesquisa da barra de tarefas, clicar para abrir a configuração e depois ativar no menu correspondente. Com o Copilot, você só terá que abrir a IA na barra lateral, pedir a ativação e clicar no card de ação. As mesmas três etapas, mas sem precisar de uma novela janela.

Esses cards de ação serão usados pelo Windows Copilot para fornecer o acesso aos recursos do sistema. O site que divulgou esse "vazamento" não chegou a mostrar outros testes, mas podemos imaginar outros exemplos, como um card de ação para trocar a saída de áudio e outro para ativar um timer.

O Windows Copilot é baseado na web, sendo praticamente o Bing Chat do Microsoft Edge. Felizmente, de acordo com o site Windows Latest, ele é "bem" integrado ao sistema operacional, sendo capaz de identificar os programas que você está usando e abrir softwares — por exemplo, Word e PowerPoint.

Windows Copilot é o "J.A.R.V.I.S." da Microsoft
https://www.youtube.com/watch?v=FCfwc-NNo30
Quando a Microsoft anunciou o Windows Copilot em maio, comparei o assistente com o J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro. Esta nova IA da empresa de Redmont buscará entender o usuário para entregar a melhor experiência com o Windows 11.

A proposta da Microsoft é que o Copilot também facilite a vida dos seus consumidores, seja para o trabalho ou para tarefas diárias. Nos exemplos da apresentação, a empresa mostrou até que ele será capaz de se integrar com aplicativos de terceiros.

Satélite promete fornecer energia solar às futuras bases na Lua

A Agência Espacial Europeia compartilhou os primeiros detalhes do projeto GE⊕-LPS, um satélite com 1 km² que transmitirá energia solar às futuras bases lunares

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um estudo detalhando o projeto GE⊕-LPS, da empresa suíça Astrostrom, que visa implementar um satélite para coletar energia solar a partir do espaço e enviá-la à Lua. Segundo os engenheiros da empresa, o sucesso do GE⊕-LPS também permitiria usar a mesma tecnologia na Terra.



Foto: Astrostrom / Canaltech

Usando o Sol, a nossa maior fonte de energia, o GE⊕-LPS teria painéis solares em forma de V fixados em um eixo e posicionados em forma de hélice. No total, o satélite teria cerca de um quilômetro quadrado, incluindo também uma base espacial para astronautas.

O projeto renderia 23 megawatts contínuos de energia, segundo o estudo, que seriam transmitidos para a Lua, alimentando as futuras bases lunares e a atividade humana a ser desenvolvida por lá. Essa energia será enviada para os receptores na superfície na forma de radiação microondas.



O satélite é projetado para fornecer energia à Lua, mas projetos como este também poderiam servir à Terra (Imagem: Reprodução/Astrostrom)
Foto: Canaltech

Segundo os engenheiros da empresa, construir o GE⊕-LPS na própria superfície lunar seria mais econômico do que fazê-lo na Terra. Isso porque, caso fabricados aqui, os painéis teriam que ser lançados ao espaço em vários voos espaciais e os custos acabariam elevados, enquanto lançamentos de foguetes a partir da Lua seriam mais fáceis e baratos.

Além disso, os elementos necessários para a produção dos painéis estão disponíveis no regolito lunar. Um desses "ingredientes" são os componentes da pirita de ferro, que podem formar cristais de 4mm e funcionar como uma camada externa reflexiva para os painéis solares.



Conceito da fábrica de painéis solares para o satélite (Imagem: Reprodução/Astrostrom)
Foto: Canaltech
O satélite estaria localizado no ponto Lagrange Terra-Lua (um ponto onde a gravidade de ambos os corpos se anulam), a cerca de 61.350 km da superfície lunar. Ele também serviria como estação para astronautas em missão na Lua, fornecendo gravidade artificial e suporte à saúde das tripulações.

(Fonte: Daniele Cavalcante ESA (1, 2)) - 18/07/2023
BC suíço lançará projeto-piloto de moeda digital, diz presidente

O Banco Nacional da Suíça (SNB) deve emitir uma moeda digital do banco central para operações financeiras no atacado (wholesale CBDC) por meio da bolsa digital SIX como parte de um piloto, disse o presidente da autoridade monetária em uma conferência em Zurique nesta segunda-feira.



Fachada da sede do Swiss National Bank em Zurique, na Suíça 23/03/2023 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters
"Isso não é apenas um experimento, será dinheiro real equivalente a reservas bancárias e o objetivo é testar transações reais com participantes do mercado", disse Thomas Jordan, durante o Fórum Point Zero.

Jordan disse que o projeto-piloto, que começará "em breve", foi planejado no momento por um tempo limitado.

Os bancos centrais de todo o mundo estão estudando versões virtuais de suas moedas para evitar deixar os pagamentos digitais para o setor privado, já que o declínio do dinheiro se acelerou devido à pandemia.

Ao contrário dos CBDCs para o atacado que usam títulos tokenizados, o SNB há muito tempo é cauteloso quanto ao uso público ou de varejo.

Jordan disse estar preocupado com os riscos potenciais que os CBDCs de varejo poderão ter para o sistema financeiro, enquanto o uso deles será mais difícil de controlar.

"Não excluímos que nunca introduziremos produtos de varejo [CBDCs] mas, no entanto, somos um pouco prudentes no momento", disse ele.

(Fonte: REUTERS ) - 26/06/2023
WhatsApp começa a liberar envio de fotos em alta resolução

O WhatsApp começou a liberar a opção de envio de fotos em alta resolução no app para Android; o recurso parece ser distribuído aos poucos

Finalmente, o WhatsApp permite enviar fotos em alta resolução no Android. O Canaltech encontrou a opção de qualidade elevada disponível na versão 2.23.12.78 do mensageiro (estável), atualmente em distribuição para todos os usuários.

Assim como previsto no WhatsApp Beta, as opções de qualidade aparecem no topo da tela, num botão ilustrado com a sigla "HD". Ao tocar sobre ele, o app exibe a bandeja "Qualidade da foto", em que é possível alternar a propriedade do envio de "Qualidade padrão" para "Alta definição".


Foto: Aarn Giri/Unsplash / Canaltech

O envio de fotos em alta resolução, porém, não é totalmente livre de compressão. Conforme apurou o CT, as mídias estão limitadas à resolução 3120 x 4160 pixels e ainda são aplicados ajustes na iluminação para reduzir o tamanho do arquivo. Apesar disso, é um salto significativamente grande em comparação à "Qualidade padrão" que possui resolução 1200 x 1600 pixels.

Os envios em alta definição do WhatsApp exigem mais internet para serem concluídos e, provavelmente por conta disso, é necessário optar pelo envio em HD a cada foto. No chat, as capturas enviadas ou recebidas em alta são identificadas com uma tag "HD" no canto do balão.

Distribuição gradativa
Por enquanto, o WhatsApp ainda não se manifestou oficialmente sobre a novidade, portanto é possível que a distribuição aconteça de forma gradativa. O Canaltech entrou em contato com o WhatsApp para obter mais informações sobre a distribuição da novidade e este texto será atualizado assim que houver um posicionamento da empresa.

Segundo informações da Play Store, a atualização 2.23.12.78 é distribuída desde 20 de junho de 2023, então já deve estar disponível para a maioria dos usuários.

(Fonte: Igor Almenara) - 26/06/2023
Produtora de "Cyberpunk 2077" não está à venda, diz presidente-executivo

A desenvolvedora de jogos polonesa CD Projekt não está à venda, reiterou seu presidente-executivo nesta segunda-feira, após rumores no fim de semana de que a criadora de "Cyberpunk 2077" poderia ser alvo de aquisição da Sony.

"Nada mudou da nossa parte. Posso repetir o que temos dito ao longo dos anos: a CD Projekt não está à venda. Queremos permanecer independentes", disse Adam Kicinski em uma teleconferência após os resultados do primeiro trimestre.

"É muito empolgante seguir nosso próprio caminho, então é puro boato", acrescentou, referindo-se às especulações.

A CD Projekt, que também foi alvo de rumores sobre uma aquisição pela Microsoft, reportou um aumento de 1% no lucro líquido trimestral em relação ao ano anterior, enquanto se prepara para lançar uma expansão do RPG "Cyberpunk 2077".

A empresa por trás da série "The Witcher" disse que seu lucro líquido subiu para 69,7 milhões de zlotys (16,8 milhões de dólares), apesar de uma queda de 19% na receita, para 174,8 milhões de zlotys, na base anual.

Depois de dois anos sem um grande lançamento, a CD Projekt está marcada para apresentar "Cyberpunk 2077: Phantom Liberty" em Los Angeles em 8 de junho durante o Summer Game Fest.

(Fonte: Adrianna Ebert Reuters) - 29/05/2023
Listando: 15 de 1367

Anuncie

Sobre o Portal da Florêncio de Abreu

O Portal da Florêncio de Abreu foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Florêncio de Abreu no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.